sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Vestibular FAM 2011



O Vestibular FAM 2011 está chegando. Dia 24 de outubro, às 14h, os candidatos farão as provas.
A decisão do curso é a parte mais difícil para o vestibulando, pois ele precisa optar por uma profissão com a qual ele se identifique para atuar no mercado de trabalho.
Com o slogan "Compromisso com o seu futuro", a FAM, através desta e das próximas edições do FAM News, mostra as áreas de atuação dos cursos que oferece, auxiliando o estudante na difícil fase da escolha.
As inscrições para o Vestibular FAM 2011 podem ser feitas até o dia 23 de outubro -AMANHÃ.
Fonte: http://fam.br/vestibular-fam-2011-escolher-a-profissao-e-uma-tarefa-dificil-para-o-candidato/

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Presidente e Assessor Jurídico do Conrerp ministram palestra na FAM




A presidente da 2ª região do Conrerp – Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas São Paulo/Paraná, Elaine Massoco, esteve na FAM no dia 9 ministrando uma palestra aos alunos de Comunicação da Instituição, acompanhada pelo assessor jurídico do Conselho, Dr. Luis Massoco.
Elaine tratou a regulamentação da profissão de Relações Públicas e a Ética e a Legislação na Comunicação, e também de que forma o Conrerp pode auxiliar os estudantes e os profissionais da área.
A palestra abordou também o 30º prêmio nacional de Relações Públicas, POP – Prêmio Opinião Pública.


Informativo da FAM - Faculdade de Americana » Ano 3 - 127ª Edição » 10/09/2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

15 de outubro: Dia dos Professores


Aproveitando a deixa do dia dos professores, uma entrevista com nossa coordenadora Cássia, falando sobre a profissão, o curso e sobre a própria faculdade:

1)Primeiramente, a sua apresentação geral: Nome completo, Currículo e formação acadêmica.
Rita de Cassia Gargantini, sou bacharel em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo, Marketing, Relações Públicas Comunitárias e sou Mestre em Multimeios pela Unicamp. Atuo há
mais de 20 anos em comunicação integrada, especificamente com projetos de fortalecimento da imagem das empresas junto aos seus diversos públicos de interesse. Sou proprietária da agencia de assessoria de imprensa e produção de conteúdo Gargantini Comunicação Estratégica. Atualmente atendemos clientes como Sabesp, Padaria Romana, Big Jack Hamburgueria, Rede de Franquias Premiatto, entre outras. Emprego dois estagiários do curso de Comunicação Social da FAM.

2)Para você, o que significa ser um profissional da área de comunicação, principalmente no que dz respeito à área de Relações Públicas?
O profissional de comunicação de hoje deve, sobretudo, ter um conhecimento amplo sobre todas as áreas que compõe a comunicação de uma empresa. È necessário e importante para o Relações Públicas conviver com os publicitários, jornalistas, marketeiros, planejando a comunicação de forma integrada, onde os maiores beneficiados sejam os públicos de interesse da empresa e com isso a área de comunicação promova resultados efetivos e duradouros . Mensurar e apresentar os resultados de um bom trabalho, rever estratégias que não deram certo, falar e escrever mais de um idioma, ter facilidade de se comunicar e fazer uma ampla rede de relacionamentos física e virtual são os destaques para o profissional de Relações Públicas de hoje.


3)Como profissional da área, como você definiria o campo de atuação da nossa área nos últimos tempos? E qual a perspectiva que se tem sobre o futuro da profissão?
O campo de atuação, ou melhor, o mercado de trabalho na área de Comunicação, especificamente Relações Públicas, tem aumentado visivelmente nos últimos dois anos e as tendências mostram um crescimento ainda maior na região, por conta da chegada de grandes empresas. Tenho sido consultada por empresas, agencias de comunicação e prestadores de serviços que estão buscando estagiários e profissionais e não estão conseguindo, pois faltam estudantes e profissionais da área. Nosso curso tem vários ex-alunos fazendo parte da comunicação de grandes empresas de Americana e região.

4)Quais áreas são mais promissoras, principalmente nos dias de hoje, para se atuar como um Relações Públicas?
Todas. Eventos, assessoria de imprensa, planejamento de comunicação, pesquisa, projetos de responsabilidade Social e meio ambiente, RP governamental, enfim, todas as áreas que vocês vão aprender a trabalhar durante o curso são promissoras, é só o aluno buscar se destacar. Comprometimento com resultados, dedicação e muito trabalho são sempre bem vindos em uma trajetória de sucesso.


5)Sendo o blog uma maneira de divulgação do curso de Relações Públicas, bem como da nossa faculdade, o que os futuros alunos podem esperar do curso?
Os alunos do Curso de RP da Fam, assim como os interessados e futuros ingressantes podem esperar a cada semestre por professores capacitados, interação com o mercado, informações atualizadas sobre o que acontece na área, bibliografias atuais e uma coordenação presente e participativa sempre em busca de melhorias. Por outro lado, o aluno ou ingressante tem por obrigação participar ativamente do curso, estando presente às aulas, acompanhando material pelo Portal FAM, sugerindo melhorias e acompanhando o mercado, seja através de mídias digitais ou impressas.


6) E, em sua opinião, o que os fará optarem por esta profissão e, conseqüentemente, na escolha da FAM como faculdade? (Referimo-nos os diferenciais que a FAM apresenta em relação às outras faculdades da região)
O curso tem como diferencial o desenvolvimento do potencial criativo da cada um. A profissão de Relações Públicas permite que o aluno e o futuro profissional tenham possibilidades de trabalho como empreendedor ou como funcionário de empresas de todos os portes. Sejam pequenas, médias, grandes, gigantes ou micros, sempre haverá espaço para um Profissional de Relações Publicas dinâmico e criativo. O curso de Comunicação Social da FAM tem seu diferencial na estrutura, que conta com um corpo docente que faz parte do mercado. Todos os nossos professores atuam na área e trazem para sala de aula suas experiências profissionais acrescentando muito ao conteúdo acadêmico e tornando as aulas mais dinâmicas e participativas. Além disso, o curso teve sua matriz reformulada e seu Projeto Pedagógicos modernizado, trazendo aos alunos assuntos em evidência para um aprendizado que busca misturar o prático e o conceitual. Tudo isso faz do curso de Comunicação Social da FAM um curso moderno, dinâmico, preocupado em formais profissionais preparados para o mercado de trabalho.


7)Para encerrar, o que se pode esperar do lado da coordenadoria do curso? O que você pode garantir aos alunos que ainda estão em curso e aos que pretendem agregar-se a ele.
Uma Instituição, seja ela qual for, tem seus aspectos administrativos e acadêmicos e ambos devem caminhar em paralelo, garantindo uma manutenção satisfatória para todos os lados. Nem sempre o que é solicitado pelo aluno, é permitido pela direção em função da harmonia que deve haver para que tudo se cumpra dentro de padrões acadêmicos e administrativos. A coordenação faz parte da área acadêmica da Instituição, mas deve considerar os aspectos administrativos, que envolvem na maior parte das vezes investimentos ora aprovados, ora negados, regras, normas .

"O que posso garantir a vocês é que por amor (que isso seja ainda uma lição para todos, amem a profissão e vocês serão felizes) á minha profissão, ao curso de Comunicação Social da FAM e á vocês que abraço sempre como “filhos” sempre buscarei o melhor. Estarei ouvindo vocês, planejando mudanças, promovendo encontros entre profissionais do mercado e vocês,
encaminharei currículos, divulgarei o curso, e procurarei sempre por atualizações que aproximem vocês do que há de melhor na área. Faço pessoalmente a seleção de professores, corrijo pessoalmente as provas e oriento nas questões e em todos os assuntos que envolvem nosso curso. Brigo por vocês, e estarei sempre lutando por melhorias ao nosso curso. È isso que vocês podem esperar da minha coordenação: compromisso com o sucesso de vocês."
Um grande beijo, Prof. Cassia Gargantini


De uma forma geral, um parabéns a todos os nossos professores e um muito obrigada a sua contribuição tanto em nossa vida acadêmica quanto na pessoal.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

10 perguntas sobre mídias sociais para Philip Kotler

Philip Kotler (Chicago, 27 de maio de 1931) é um professor universitário estadunidense, "distinto professor S.C. Johnson & Son de Marketing Internacional na Kellogg School of Management na Universidade Northwestern. Ele obteve seu mestrado na Universidade de Chicago e seu PhD no MIT, ambos em economia. Ele fez pós-doutorado em matemática em Harvard e em ciências comportamentais na Universidade de Chicago.
Foi selecionado em 2005 como o quarto maior guru de negócios pelo Financial Times (atrás de Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker) e foi considerado pelo Management Centre Europe "o maior dos especialistas na prática do marketing." Em 2008, o Wall Street Journal o listou como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios.
Kotler já prestou consultoria a grandes empresas, inclusive IBM, Michelin, Bank of America, Merck, General Electric, Honeywell e Motorola - nas áreas de estratégia de marketing, planejamento e organização e marketing internacional.
Ele apresenta seminários em vários grandes centros ao redor do mundo sobre os últimos desenvolvimentos do marketing. (Fonte: Wikipédia)

1. De que modo as empresas devem utilizar redes sociais e as mídias sociais como ferramenta de marketing? 

As companhias ainda não encontraram as respostas mágicas a respeito de mídias sociais, como Facebook e My Space. Nelas, milhões de pessoas conversam sobre produtos e experiências de consumo todos os dias. É um novíssimo mundo, em que essas conversas terão mais influência do que os comerciais. 


Mas também tenho visto campanhas feitas para estimular o diálogo entre os consumidores. Muitas empresas de bens de consumo, como Dell e Burger King, têm realizado experiências nas redes sociais para ver o que acontece.

2. O site YouTube deve ser visto pelas empresas como uma ferramenta de marketing?

As pessoas estão se entretendo cada vez mais assistindo ao YouTube. Talvez não irão até a página de uma empresa para assistir a um comercial. Mas como as companhias não sabem quem terá ou não interesse, vale a pena veicular comerciais curtos. Os vendedores, por exemplo, poderão enviar o vídeo para os clientes.

Chegaremos a um ponto em que todas as empresas, grandes ou médias, terão um vídeo no YouTube. Lembre-se que clientes insatisfeitos também podem criticar ou satirizar uma marca no YouTube. As companhias hoje têm muito menos controle sobre o mercado.

3. Em meio a mudanças de comportamento de consumo e às novas ferramentas de marketing, como reconhecer o melhor caminho para cativar o consumidor?

As empresas devem, principalmente, entregar o que prometem e oferecer um excelente serviço. É sobre isso, na verdade, que os consumidores falam nas redes sociais. As pessoas aprendem rapidamente quais são as boas e quais são as más empresas. E essa propaganda boca a boca espalha-se muito rápido.

Com monitoramento, você pode encontrar quatro cenários:

- tudo o que se fala é negativo, o que é o pior cenário;
- ninguém fala nada;
- há quem fale de forma positiva e quem fale de forma negativa;
- tudo o que se fala é positivo.

4. Na sua opinião, o que vai diferenciar o marketing da próxima década do marketing feito atualmente?

Não haverá uma mudança tão grande quanto a ocorrida há 20 anos, com o surgimento da
internet. Não sei o que será a próxima grande invenção. O consumidor mais cuidadoso na hora de gastar talvez perceba que menos é mais. Ele descobriu que está trabalhando muito sem aproveitar tanto a vida.

5. Até que ponto o marketing de experiência é, de fato, eficiente para os negócios?

As empresas devem compreender que, em seus negócios, há design e venda de experiência. Um exemplo é a Starbucks. Ela tem condições de cobrar até US$ 4 por uma xícara de café, mesmo sabendo que o cliente consegue comprar mais barato.

A experiência Starbucks é um punhado de coisas: é o seu terceiro endereço, depois da casa e do trabalho; é o lugar onde você passa um tempo para relaxar ou conversar com os amigos; é onde usa o computador o dia inteiro sem nenhum problema.
6. Como superar o desafio de fazer o cliente entender que nem sempre o menor preço é a escolha mais apropriada?

A recessão mostrou que as melhores companhias são aquelas que oferecem produtos de qualidade por um preço baixo, como Mc Donald’s e Wal-Mart. As empresas que optam em vender produtos mais caros têm algumas alternativas.

A primeira é demonstrar que a qualidade dos seus produtos é realmente superior. A segunda é criar uma outra marca, uma submarca, não tão boa quanto a primeira, mas satisfatória. Isso é interessante porque dá opções ao consumidor.

Normalmente, o cliente acaba preferindo o produto de menor custo. Isso aconteceu com a Procter & Gamble e com a Colgate. Mas é melhor perder espaço para uma submarca da empresa do que para um concorrente.

7. De que forma a gestão de marcas pode contribuir com a gestão da empresa, em meio a uma crise econômica? 

Pode contribuir, sim, desde que a empresa já possua uma marca forte. Para enfrentar a recessão, essas companhias não serão obrigadas, por exemplo, a reduzir os preços tanto quanto as outras. Já as empresas que não investiram em branding estarão duplamente em apuros: além de fragilizadas, não poderão construir uma marca nesse momento. O branding exige recursos financeiros difíceis de obter nesses tempos.

8. Se o senhor fosse abrir uma empresa com base em algo inovador, qual estratégia empregaria para promover esse novo produto? 

Se uma empresa é criada com muito dinheiro, provavelmente usará a mídia tradicional para chegar ao seu público-alvo. Mas se o dinheiro for escasso, precisará ser mais inteligente e construir sua reputação de forma mais barata, quase pessoa por pessoa. Uma opção é criar listas de e-mails e torcer para que a propaganda boca a boca se espalhe.

9. Como as grandes empresas devem superar a dicotomia entre oferecer alta lucratividade aos acionistas, no curto prazo, e sustentabilidade, no longo prazo? 

As companhias, especialmente as de capital aberto, têm a tendência de tomar todas as decisões no curto prazo. Por isso, as empresas familiares levam vantagem: suas decisões não serão públicas.

Se você tem um CEO que está prestes a se aposentar, suspeito que ele irá priorizar o curto prazo e tentará aumentar os lucros, reduzindo custos na área de pesquisa e desenvolvimento de produtos, deixando de contratar pessoas. Uma forma de evitar isso é reduzir a bonificação do executivo na saída.

10. Qual deverá ser o perfil do gestor de marketing dos próximos 30 anos?

Os novos marqueteiros estão fazendo melhor trabalho ao chamar seus subordinados e clientes para participarem do desenvolvimento de ideias e da concepção dos novos produtos. Chamamos isso de marketing de cocriação. Eles também estão percebendo que há dois tipos de consumidores: aqueles que se preocupam somente com o preço, que chamamos de clientes transacionais, e aqueles que querem algum tipo de consultoria ou até mesmo alguma customização, que são os chamados clientes consultivos.

In HSM.
no dia 05/10/2010 às 10:37.

Dica do dia: Palestra - Seja sócio do seu sucesso

Assunto: Palestra Motivacional - Seja sócio de seu sucesso
Palestrante: Clodoaldo Araújo, vencedor do programa 'O Aprendiz'
Data: Hoje, terça-feira - 05/10/2010 às 19 horas
Local: na Unisal (Câmpus Dom Bosco - R. Dom Bosco, 100 - Bairro Santa Catarina)
Entrada: Retirar convites na ACIA (Primo Picolli, 232 - Próximo a Caixa Econômica Federal) levando em troca do convite uma lata de leite em pó.

Dica de Vídeo: "Politicamente Incorreto"

Pegando o gancho das eleições deste último final de semana, achamos interessante postar um vídeo do show realizado por Danilo Gentili no dia 1 de outrubro em Brasília.
O show, intitulado de 'Politicamente Incorreto', trata do cenário político dos Brasil e tudo o que já ocorreu por aqui.
Além disso, o show foi transmitido ao vivo pela UOL AoVivo, fazendo com que todos acompanhassem em tempo real a performance de Danilo. 
Humor. Informação. Interatividade. Política de uma forma tão limpa como você nunca viu antes.
Parabéns à Danilo Gentili. E divirtam-se com o vídeo.

Link do vídeo: http://tvuol.uol.com.br/#view/id=danilo-gentili--politicamente-incorreto-0402983668E0C173C6/mediaId=6788461/date=2010-10-01&&list/type=user/codProfile=1xu2xa5tnz3h/from=compartilhe-twitter/




segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Visita à Gráfica Mundo

Realizou-se no último dia 14 de setembro uma visita dos alunos de Comunicação Social- Relações Públicas à Gráfica Mundo.
Nós alunos ficamos a par de todo o processo de produção de uma gráfica e nos informamos melhor sobre processos que futuramente viremos a utilizar.
Um muito obrigada a Patrícia Furlan por nos dirigir durante todo o processo e nosso colega de classe Marcos Flint Peixoto por colaborar nas explicações.
A visita foiu muito produtiva e certamente acrescentou muito a cada um de nós.

Seguem abaixo algumas as fotos da visita:








Publicações da visita:
Informativo da Gráfica - MundoNews  



Informativo da faculdade - Fam News:

Cada peça e sua função no conjunto.

Comunicação Interna 
Joabe
Design e criação
Thiago e Géssica
Marketing Institucional
Bianca e Amanda
Pesquisa e Desenvolvimento
Raíssa, André e Wagner