terça-feira, 2 de novembro de 2010

Os desafios das marcas na web 2.0 - Mariela Castro

Um dos maiores desafios de empresas de varejo é utilizar da melhor forma possível os recursos da internet para aumentar suas vendas e estimular a fidelidade dos consumidores. Essas empresas já descobriram que o consumidor de hoje tem um relacionamento com marcas e produtos bem diferente, e que a compra (ou pelo menos a busca) online já é bem mais comum do que se imagina.

Para começar, a lógica da propaganda foi subvertida. Até a década de 80, havia poucos anúncios, que atingiam muitos consumidores, que prestavam muita atenção porque havia uma concentração de informação em poucos veículos de comunicação. Nos anos 2000, a profusão de anúncios disputa um número reduzido de pessoas interessadas, cuja atenção está dispersa em inúmeras mídias.


Qual é a percepção que o consumidor tem sobre o seu produto? Quando ele entra em uma loja, ele pode achar que o que a vendedora está lhe mostrando é ridículo, feio ou de má qualidade, mas ele não dirá isso a ela e simplesmente marchará para fora da loja. Nas redes sociais, por outro lado, chega a assustar o grau de sinceridade das pessoas quando exprimem suas opiniões. Elas podem simplesmente detonar um produto sem o menor pudor.
Claro, esqueça a possibilidade de “controlar” o que as pessoas falam a respeito da sua marca ou produto. Esqueça também a ideia de não participar das conversas porque elas continuarão acontecendo com ou sem você.
O que fazer, então? O conceito agora é participação.

1. Entenda como as pessoas se engajam e participam. Charlene Li, festejada autora de Groundswell e especialista em mídias sociais, define uma “pirâmide”. Na base, estão os que simplesmente assistem: lêem blogs e notícias, assistem vídeos online, ouvem podcasts. No segundo estágio, os que compartilham: fazem uploads de fotos, compartilham vídeos ou links que acharam interessantes. Um degrau acima, estão os que comentam em blogs, participam de fóruns de discussão, avaliam produtos e serviços. Mais além, há os que produzem conteúdo: gente que redige blogs, produz vídeos e apresentações. Por fim, no topo da pirâmide, estão os chamados curadores, os que definem as discussões, moderando fóruns, criando wikis etc.

2. Ofereça conteúdo interativo, inteligente e divertido. A sua existência física (lojas, quiosques, stands) e a sua presença virtual (site, redes sociais etc) têm que estar totalmente alinhadas e coerentes. Nada mais frustrante do que o vendedor da loja não saber de uma promoção que está rolando no site da empresa e não saber atender o cliente. O site, por sua vez, deve ser de fácil navegação. Todas as promoções, online e offline, devem considerar o estilo do público-alvo e a linguagem que o toca.

3. Estimule o diálogo. Não se feche na sua carapaça de “estrategista das mídias sociais” e não empurre um monte de conteúdo chato para cima do cliente que acompanha seu site, blog ou Twitter. A internet é um canal de duas mãos, e você deve OUVIR antes de falar. Não use esses canais para fazer spam dos seus produtos, qualidades ou promoções.

Fonte: http://portalexame.abril.com.br/rede-de-blogs/midias-sociais/2010/06/29/os-desafios-das-marcas-na-web-2-0/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter às 20:41 - 02/11/2010

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